terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Couch Surfing

Quem nunca quis, pensou, planejou, sonhou em colocar uma mochila nas costas e sair pelo mundão de Deus vivendo feito um digno mochileiro com infinitas viagens, histórias, aventuras e experiências para compartilhar com aqueles que cruzassem seu caminho?.
Se você tem um pouco desse espírito aventureiro,mas, não tem coragem o suficiente de sair assim sem nada só com uma mochila e uma coragem sem tamanho e quer algo um pouco mais organizado e planejado?.
Ha uma rede na internet que é voltada especialmente para essas pessoas mesmo as que tem tamanha ousadia de cair na estrada sem rumo, a CouchSurfing (Surfe no Sofá, ou algo do tipo) é uma comunidade virtual que reune quase todos os países do mundo, pessoas de todos os lugares imagináveis e inimagináveis. Dispostas a ceder suas casas, camas, sofás ou até mesmo quintal da própria casa para viajantes dispostos a fazer uma viagem ecônomica, diferente e divertida, ou aquelas pessoas que estão interessadas a conhecer algum país sem ter que se hospedar em hotéis/albergues etc. e sim se hospedar na casa dos "nativos" do tal lugar a se aventurar, assim conhecendo bem de perto os costumes, histórias, cultura e ainda cultivar uma amizade com algumas pessoas do país.
Claro que ha sempre suas "mordomias" fazendo uma viagem desse tipo, como você vai estar hospedado na casa de um estranho caridoso, você bem possivelmente além de ter que dormir no sofá velho, terá que ajudar na limpeza/organização da casa, afinal seria como se hospedar na casa de um parente do interior, mas sempre tem suas vantagens das quais prefiro sempre mentalizar que compensa tudo que possa ser desagradável, como, você vai estar hospedado na casa de um nativo coisa que já é um puta de um quebra galho, afinal quem melhor do que quem já mora no lugar que vai viajar para te dizer quais os lugares bacanas de se conhecer e saber de coisas que um guia turístico não lhe contaria? isso pra mim já basta, mas vou dar mais um motivo, você além de dormir de "graça" você vai estar criando um vínculo de amizade ímpar com pessoas de outra cultura, coisa um tanto quanto complicada de se fazer em uma viagem comprada numa agência de turismo. E para quem hospeda o viajante também tem suas vantagens que são (quase) as mesmas de quem vai "surfar".
Para poder participar dessa rede e o que ela oferece você deve se cadastrar e responder o questionário que dão, dizendo o mais importante, se você quer se candidatar a vaga de viajante (surfar) ou hospedar (alojar o viajante) ou ambos. Depois é só esperar alguém que se interesse pelo seu perfil te contactar ou se candidatar a alguma oferta no site.
Acho bem bacana a idéia do site e tudo mais, um dia quem sabe eu me aventure num sofá desconhecido no Chile ou Croácia...
let's surf guys! (;

2 comentários:

  1. nossa!! eu ja tinha visto sobre isso a um tempo... se não me engano passou na tv.
    morro de vontade de fazer mochilão, passar em varios lugares primeiramente na america do sul mesmo! e sem duvidas, esse método de hospedagem é bem mais interessante que um albergue!
    pode ser chato e pode ser legal... o lance é se identificar com o 'hostter' hahauahsa

    achei foda!
    vamo? ahahhahaha

    ResponderExcluir
  2. Nossa isso me lembra o filme "Into the Wild" (Na natureza selvagem) *O*
    Muito bom, dá muita vontade de fazer isso.

    Mas ao mesmo tempo já pensou se o hostter for um psicopata? :O

    Ta bom gente, parei. Ando assistindo muitos filmes de madrugada, dá nisso.

    Se forem eu quero ir junto, bjsmetwittem.

    ResponderExcluir